Se tem uma palavra que esta na moda ela é SUSTENTABILIDADE. Hoje em dia tudo e todos querem aproveitar a onda da sustentabilidade, as empresas, a dona de casa, a prefeitura.  Até o vendedor de caldo de cana quer que seu negócio seja conhecido como um empreendimento que não agrida o meio ambiente.

            No entanto, sustentabilidade tem muito mais a ver do que a destinação do lixo de casa ou de uma repartição pública, se jogo a latinha no chão ou no lixeiro, se fecho a torneira ou deixo o chuveiro ligado.  Dizer que sustentabilidade está atrelada apenas a questões ambientais é comum, o que muitos não sabem é que a sustentabilidade é adquirida na relação entre as seguintes dimensões:

  • Dimensão Ambiental;
  • Dimensão Econômica;
  • Dimensão Sociocultural.

          Beni quando criou o SISTUR talvez não tenha imaginado que na união dos sistemas que compõem a cadeia do turismo estaria a sustentabilidade. Na atividade turística trabalha-se com aspectos culturais e naturais, isto é, com a venda de atrativos naturais como montanhas, serras, rios, clima, vegetação, trilhas, etc. e atrativos culturais como danças, saberes, gastronomia, arquiteturas históricas, entre outros. Por este motivo, a sustentabilidade está ligada diretamente ao setor. Assim como se propagavam a alguns anos atrás o bom atendimento e a qualidade dos produtos e serviços e hoje isto se tornou imprescindível a qualquer porta de esquina que queira se manter no mercado, também deverá ocorrer com a questão da sustentabilidade, mesmo que intrinsicamente.

Em poucos anos o diferencial de um hotel, restaurante, agência de viagens não será se eles são sustentáveis ou não, pois será como uma “obrigação” possuir este requisito para se manter no mercado. Cabe observar que as questões ambientais estarão em alta, inclusive para o trade turístico, pois Rushmann (2000) chega a dizer que a natureza vive sem o turismo, mas o turismo não vive sem a natureza. Desta forma o que faremos com as questões ambientais falará mais alto do que o envolvimento com a comunidade, por exemplo.

Portanto, quando ouvir sobre sustentabilidade, faça a indagação se os que estão batendo no peito estão fazendo suas obrigações com a comunidade local, com o meio ambiente, não somente da localidade em que estão inseridos, e se os aspectos econômicos são justos, a tal ponto de auxiliar na melhor distribuição de renda.  A palavra pode estar na moda, mas as ações que deveriam lhe acompanhar nem foram vislumbradas ainda.